O Brasil foi removido da lista de países nos quais o X (antigo Twitter), de Elon Musk, permitia anúncios políticos. O país estava incluído na permissão para “anúncios de conteúdo político”, mas agora não aparece em nenhuma das categorias de publicidade política.
A mudança ocorre após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de exigir que plataformas forneçam um repositório de anúncios políticos eleitorais, o que pode ter influenciado a decisão do X. Além disso, o embate entre Musk e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, pode ter sido um fator contribuinte.
Conforme relatado pela “Folha de S.Paulo”, o X não respondeu os questionamentos sobre a continuidade dos anúncios políticos no Brasil e a disponibilização de um repositório de anúncios.
A resolução do TSE exige transparência nos anúncios políticos, incluindo informações detalhadas sobre o conteúdo, os responsáveis pelo pagamento, a audiência-alvo e os critérios de segmentação. O Google já anunciou que não permitirá mais anúncios políticos no Brasil via Google Ads devido a essas exigências.