Bloqueio de Motorista pela Uber não é irregular, ainda que profissional não tenha antecedentes

Bloqueio de Motorista pela Uber não é irregular, ainda que profissional não tenha antecedentes

O Tribunal de Justiça do Amazoans julgou improcedente uma ação de motorista de apicativo contra  Uber  Brasil em um caso de rescisão unilateral pela plataforma. O autor havia entendido que o caso indicava lesão a direitos de personalidade. Portanto, ingressou com ação de danos morais, que foi negada em recurso pela 1ª Câmara Cível. Foi Relatora a Desembargadora Joana dos Santos Meirelles. 

 A decisão foi baseada na autonomia da empresa privada para escolher seus colaboradores, considerando que não houve ato ilícito no bloqueio  do motorista na Plataforma da empresa.

O autor do processo alegava a negativa de trabalho pela Uber devido à ausência de antecedentes criminais em seu nome. A decisão enfocou que não é vedado à empresa realizar uma pesquisa investigativa do colaborador nas redes sociais e no Google, já que muitas pessoas fornecem seus dados pessoais nas mídias sociais.

Além disso, é possível buscar informações em dados de processos internos, cartórios, fóruns diversos, Tribunais Eleitorais, inclusive pelo CPF. 

O Tribunal de Justiça, com voto da Desembargadora Joana Meirelles, na Câmara Cível, considerou a prática da Plataforma como parte da prerrogativa administrativa da empresa, não configurando, assim, a ilegalidade requerida.

A sentença de improcedência foi mantida após recurso, destacando a liberdade das empresas privadas na gestão de seus colaboradores.

0721449-16.2022.8.04.0001     Classe/Assunto: Apelação Cível / Indenização por Dano MaterialRelator(a): Joana dos Santos MeirellesComarca: ManausÓrgão julgador: Primeira Câmara CívelData do julgamento: 07/12/2023Data de publicação: 07/12/2023Ementa: APELAÇÃO CÍVEL. OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C REPARAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS. UBER. SUSPENSÃO DE MOTORISTA NA PLATAFORMA DIGITAL. RESCISÃO UNILATERAL. POSSIBILIDADE. DESCUMPRIMENTO DE TERMOS E CONDIÇÕES PRÉ-ESTABELECIDAS. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA. RECURSO INTERPOSTO PELA NEGATIVA DA EXISTÊNCIA DE ANTECEDENTE CRIMINAL EM NOME DO AUTOR. EMPRESA PRIVADA POSSUI AUTONOMIA PARA ESCOLHER SEUS MOTORISTAS COLABORADORES. IMPOSSIBILIDADE DE IMPOR O RECADASTRAMENTO. AUSÊNCIA DE ATO ILÍCITO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Leia mais

DPE e Prefeitura de Manaus firmam acordo para realocar famílias para residenciais do ‘Minha Casa, Minha Vida’

A partir desta quarta-feira (5), DPEIC inicia trabalho para realizar os acordos individuais das mais de 40 famílias de área em risco de desabamento...

Trabalhadores são resgatados em minas subterrâneas de garimpo ilegal no AM

Manaus – Realizada entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, a Operação Mineração Obscura 2 teve como objetivo inutilizar minas subterrâneas de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STJ rejeita tese do “racismo reverso” de pessoas negras contra brancas

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (4) que o crime de injúria racial...

STF condena homem que furtou réplica da Constituição em 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a 17 anos de prisão o homem que furtou uma réplica da Constituição...

Moraes autoriza transferência de kid preto de Brasília para Manaus

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (3) a transferência do tenente-coronel Hélio...

PL concede incentivos fiscais para as famílias que cuidam de idosos em casa

O Projeto de Lei 2871/24 concede incentivos fiscais para as famílias que cuidam de idosos em casa. A proposta,...