A pouco mais de três meses das eleições, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 81, anunciou neste domingo (21) que não buscará a reeleição. Ele cedeu à intensa pressão interna do Partido Democrata para sua retirada, pressão essa que começou após o desastroso desempenho no debate realizado no fim de junho e persistiu, apesar de várias tentativas do presidente de assegurar a apoiadores e eleitores que tinha condições de derrotar Donald Trump.
O anúncio foi feito por meio de uma carta publicada nas redes sociais do presidente. Biden declarou que explicará melhor sua decisão em um pronunciamento à nação nesta semana. Em seguida, o presidente endossou sua vice, Kamala Harris, como a candidata democrata nas eleições de novembro.
“Acredito que o melhor para o meu partido e para o meu país é que eu desista e me concentre apenas em completar meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, afirmou o democrata. A decisão foi tomada enquanto Biden está isolado em sua residência em Rehoboth Beach (Delaware), recuperando-se da Covid. Na noite de sábado, o presidente trabalhou com assessores próximos na elaboração da nota que anunciaria a decisão e a comunicou a familiares, segundo relatos da imprensa americana.
Harris, o chefe de gabinete, Jeff Zients, e a gerente de campanha, Jen O’Malley Dillon, foram informados da desistência apenas neste domingo. Os demais assessores da Casa Branca foram avisados em uma ligação um minuto antes de a carta ser postada. O restante do gabinete de governo tomou conhecimento pela rede social.
O círculo restrito de pessoas envolvidas indica a mágoa de Biden com os recentes vazamentos à imprensa e comentários sob condição de anonimato de aliados que defendiam sua saída do pleito.
As lideranças do partido no Congresso elogiaram, em nota, o presidente e sua decisão de se retirar da corrida. O senador Chuck Schumer afirmou que Biden “mais uma vez colocou seu país, seu partido e nosso futuro em primeiro lugar”. “Joe, hoje você mostra que é um verdadeiro patriota e um grande americano.”
Na mesma linha, o líder dos democratas na Câmara, Hakeem Jeffries, elogiou as conquistas de Biden durante sua presidência. Nenhum dos dois congressistas endossou até agora algum nome para substituí-lo.
Biden Desiste de Reeleição para a Presidência dos Estados Unidos da América
Biden Desiste de Reeleição para a Presidência dos Estados Unidos da América
