O Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, participou na semana passada, de uma conferência em Nova York, Estados Unidos, a Lide Brasil Conference, juntamente com outros quatro convidados, também ministros do STF. Mas, Barroso, após reagir à um bolsonarista que o filmou, teve vídeo que viralizou nas redes socias. O ‘perdeu mané, não amola, inspirou dezenas de memes.
As ofensas aos ministros foram intensas: ‘Vim aqui porque vocês roubaram o Brasil’, “Ei Xandão, seu lugar é na prisão’ e outros impropérios. Os ministros foram obrigados a deixar o hotel em que estavam sob escolta policial americana. Os urros de xingamentos foram intensos, disse Luís Roberto Barroso.
Barroso disse que foram três dias cercados e seguido por manifestantes selvagens, que gritavam palavrões, ofensas e ameaças de agressão, que tentaram quebrar os vidros da van em que estavam, ele e os demais colegas do Supremo. Sobre o ‘perdeu mané, não amola’, Barroso lamentou que algumas pessoas critiquem apenas a violência daqueles que não gostam, considerando legitima a selvageria de seus adeptos. Para Barroso, ‘ o perdeu mané’ foi uma reação singela diante das ‘violências’ sofridas.