Conhecido como RTR, o serviço de retransmissão de rádio é destinado a retransmitir, de forma simultânea, os sinais de emissora de radiodifusão sonora FM da capital para município do mesmo estado na Amazônia Legal. Esta região abrange os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Maranhão na sua porção ao oeste do meridiano 44°.
Desde o ano passado, foram 131 autorizações de rádios em 66 municípios brasileiros, mais do que o total de autorizações anteriores à atual gestão. Com um crescimento de 24,7% no número de autorizações, foi possível beneficiar milhares de brasileiros com acesso à cultura, informação e entretenimento.
“As rádios têm um papel fundamental em promover cultura regional e diversificada. Expandindo o número de emissoras que operam pela Amazônia Legal, conseguimos abranger uma maior quantidade de municípios beneficiados com a retransmissão”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O interessado em retransmitir sinais de radiodifusão sonora FM deve requerer autorização ao Ministério das Comunicações que, em sequência, solicitará estudos de viabilidade técnica elaborados pela Anatel. Havendo viabilização por parte da agência, será promovido processo seletivo para a escolha da entidade a ser autorizada para executar o serviço de RTR.