Com o objetivo principal de debater o importante papel das Ouvidorias de Justiça na defesa da cidadania e como órgãos facilitadores da interlocução do Poder Judiciário com a sociedade, a capital amazonense sediará nesta semana, nos dias 13 e 14 de junho, o “2º Encontro das Ouvidorias-Gerais de Justiça da Região Norte”.
O evento é organizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio de sua Ouvidoria-Geral de Justiça e contará com a presença de desembargadores, juízes e demais representantes do segmento dos estados do Norte do País.
Conforme a organização do evento, a expectativa é a de que, por meio do compartilhamento de conhecimento e das discussões realizadas durante o Encontro, seja possível aprimorar a atuação das Ouvidorias, aumentando a transparência, a efetividade e a responsabilidade no atendimento aos cidadãos e cidadãs.
De acordo com o ouvidor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, o papel das ouvidorias é imprescindível sendo estes, órgãos que atuam como um importante elo entre o Poder Judiciário e a sociedade. “Neste sentido, acreditamos que o Encontro será profícuo, pelos debates propostos, pelo compartilhamento de boas práticas e pela discussão de projetos que virão para aprimorar o trabalho que é desenvolvido pelos Tribunais da região Norte do País”, afirmou o magistrado.
Programação
No primeiro dia, pela programação oficial, o 2º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região será iniciado com o pronunciamento do Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho e do presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud) e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Altair de Lemos Júnior.
Após a abertura solene, a programação, neste primeiro dia, contará com a palestra “O Impacto da Desinformação em Relação às Comunidades do Interior do Amazonas e o Papel da Ouvidoria do Tribunal de Justiça”, ministrada pelo juiz auxiliar da Ouvidoria do TJAM, magistrado Túlio Oliveira Dorinho e pela palestra “Ouvidoria e CNJ”, ministrada pelo ouvidor-geral do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Erick Linhares.
Na sexta-feira (14/06) – segundo dia do evento – a programação contará com a apresentação de “Boas Práticas da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Tocantins”, pelo Ouvidor Substituto (do TJ Tocantins), desembargador Adolfo Amaro Mendes e pela Coordenadora Ouvidoria Judiciária e Ouvidoria da Mulher do TJ Tocantins, Alessandra Martins Polonial Adorno.
Ainda no segundo do dia, conforme programação, haverá a apresentação, pelo Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Amapá, com o tema: “Integração entre as Ouvidorias – Integrar e uniformizar procedimentos entre as ouvidorias, a fim de melhorar o fluxo das demandas, além de facilitar o acesso ao cidadão que precisa do atendimento” e a apresentação do “Power Business Intelligence”, pela secretária de Planejamento do Tribunal de Justiça do Amazonas, servidora Márcia Rizzato.
Neste dia também consta na programação a apresentação de Boas Práticas e Manifestação dos Ouvidores; com o Encontro sendo concluído com a assinatura da “Carta de Manaus”.
Fonte: TJAM