Ainda que o crime não seja impeditivo do indulto, pode haver obstáculo à obtenção do benefício

Ainda que o crime não seja impeditivo do indulto, pode haver obstáculo à obtenção do benefício

Pode ocorrer que o crime que motivou a condenação com trânsito em julgado do apenado não esteja relacionado como crime impeditivo para o recebimento do indulto ou da comutação da pena. Mas não estar inserido dentro do rol impeditivo não é fator que, por si, importe, de plano, no direito à concessão do indulto disposto pelo Presidente da República. O conteúdo foi examinado pela Primeira Câmara Criminal do Amazonas, com relato da Desembargadora Carla Maria dos Santos Reis, do TJAM.

Além do rol dos crimes impeditivos, a lei de indulto traz outros critérios, que devem ser observados, como, por exemplo, a verificação das circunstâncias que decorrem do princípio da individualização da pena. A lei do indulto, além das exigências circunstanciais, sempre elenca o rol dos crimes impeditivos que impedem a concessão do benefício. No caso examinado, o Requerente do indulto pediu a extinção da punibilidade pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. 

Ocorre que, havendo concurso de crimes não impeditivos com crimes impeditivos, o indulto não será concedido ao crime não impeditivo, enquanto não cumprir a pena pelo crime impeditivo, por força do previsto no art. 11, parágrafo único,  por força do próprio decreto presidencial. O pedido foi examinado e negado com base no Decreto n. 11.302/2022.

O julgado registrou que “tem-se que apenas no caso de crime impeditivo cometido em concurso com crime não impeditivo que se exige o cumprimento integral da reprimenda dos delitos da primeira espécie. Em se tratando de crimes cometidos em contextos diversos, fora das hipóteses de concurso(material ou formal), não há de se exigir o cumprimento integral da pena pelos crimes impeditivos”. Entretanto, observou-se um regramento específico, o de que no caso, tendo sido condenado a penas restritivas de direito não caberia o indulto. 

Processo: 0009446-39.2023.8.04.0000

Leia a decisão:

Agravo de Execução Penal / QuesitosRelator(a): Carla Maria Santos dos ReisComarca: ManausÓrgão julgador: Primeira Câmara CriminalData do julgamento: 21/12/2023Data de publicação: 21/12/2023Ementa: PENAL E PROCESSUAL PENAL. RECURSO DE AGRAVO EM EXECUÇÃO PENAL. INDULTO NATALINO. ART. 11, PARÁGRAFO ÚNICO, DO DECRETO Nº 11.302/2022. CONDENAÇÃO POR CRIME IMPEDITIVO E CRIME NÃO IMPEDITIVO. CONCURSO NÃO CARACTERIZADO. CRIME DO ART. 14 DA LEI Nº. 10.823/03. IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DE INDULTO. ÓBICE DO ART. 8º, INCISO I, DO DECRETO Nº. 11.302/2022. AGRAVO CONHECIDO E NÃO PROVIDO.

Leia mais

Após decisão do TJAM, PC-AM adota medidas para cadastro de servidores visando futuras promoções

Critérios de desempate para fins de promoção, no âmbito da Polícia Civil do Estado do Amazonas, assim descritos na lei de n.º 2.875, de...

INSS não pode presumir ausência de insuficiência financeira para negar benefício social, diz TRF1

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve uma decisão da Justiça Federal da 1ª Região que concedeu o benefício assistencial da prestação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Liberação de ônibus apreendido por transporte irregular não pode se condicionar a pagamentos

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) confirmou a sentença que determinou a liberação de...

Amazônia assinala queda de desmatamento de 30,6% em um ano

O desmatamento na Amazônia Legal, no período de agosto de 2023 a julho de 2024, alcançou 6.288 quilômetros quadrados...

Após decisão do TJAM, PC-AM adota medidas para cadastro de servidores visando futuras promoções

Critérios de desempate para fins de promoção, no âmbito da Polícia Civil do Estado do Amazonas, assim descritos na...

INSS não pode presumir ausência de insuficiência financeira para negar benefício social, diz TRF1

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve uma decisão da Justiça Federal da 1ª Região que concedeu...