O advogado-geral da União, Jorge Messias, participou, nesta quarta-feira (26/3), no Ministério da Saúde, em Brasília, de reunião interministerial que tratou da criação do primeiro hospital inteligente do Brasil. A AGU será parceira no projeto digital, que pretende reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
A reunião foi coordenada pelo ministro da Saúde, Alexandre Patilha. Segundo ele, de forma inovadora, serão utilizadas ferramentas de inteligência artificial para resolver problemas de saúde, de urgência e emergência. A criação do hospital digital reforça o compromisso do Governo Federal em reduzir o tempo de espera no SUS e, com isso, salvar vidas. A ideia é expandir a iniciativa, no futuro, para todo o País.
O projeto piloto será desenvolvido junto ao Complexo do Hospital das Clínicas da USP. A criação de uma unidade desse porte é uma iniciativa inédita no Brasil, que acompanha tendências de diversos países. A AGU vai atuar na prestação de consultoria e de mais assessoramentos necessários à segurança jurídica do projeto.
Também participaram da reunião os ministros da Fazenda, Fernando Haddad e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; além da responsável pelo projeto, Ludhmila Hajjar; e do professor e reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti.
Com informações da AGU