AGU garante nomeação de candidatos aprovados em concurso do INSS

AGU garante nomeação de candidatos aprovados em concurso do INSS

A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve na Justiça decisão favorável ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que autorizou a nomeação de todos os candidatos aprovados em curso de formação do concurso público da autarquia.

A atuação ocorreu no âmbito de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) para questionar os critérios de preenchimento das vagas reservadas a negros e pessoas com deficiência para o cargo de técnico do Seguro Social.

Em janeiro, a AGU já havia conseguido a revogação de uma liminar que suspendeu a realização do curso de formação para os novos servidores da autarquia previdenciária. A decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro foi proferida após acordo preliminar entre AGU, INSS e MPF no âmbito da controvérsia.

A medida viabilizou a realização do curso de formação, iniciado no dia 3 de janeiro, e agora, no dia 7 de março, o MPF reconheceu o empenho da autarquia federal em buscar uma solução que atendesse ao que foi pleiteado na ação sem que houvesse prejuízo aos candidatos já aprovados, o que resultou na realização de novo curso de formação e preenchimento de novas vagas com os candidatos negros e PCDs não convocados na primeira chamada do certame.

Após o avanço das tratativas de acordo entre as partes, a 19ª Vara Federal do Rio de Janeiro autorizou a posse de todos os candidatos já aprovados no 2º Curso de Formação para o cargo de Técnico do Seguro Social. “A decisão judicial é fruto de intenso trabalho conjunto da Procuradoria-Regional Federal da 2ª Região (PRF2), da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) e da área técnica da autarquia. Esse esforço coordenado de atuação permitiu a realização de diversas tratativas com o MPF, onde se buscou, de um lado, garantir a identificação e chamada de novos candidatos deficientes e negros para a avaliação biopsicossocial e de heteroidentificação e, de outro, a nomeação dos candidatos já aprovados no 2º Curso de Formação para o referido cargo público”, assinala a procuradora-regional Federal da 2ª Região, Luciana Bahia.

Recomendação

Além de chegar a uma solução consensual que permitiu a continuidade do concurso do INSS, a AGU, por meio da Subprocuradoria Federal de Consultoria Jurídica, também elaborou uma recomendação para as procuradorias de entidades federais com concursos públicos em andamento para atuarem de forma proativa e avaliarem a pertinência de recomendar alterações nos editais das respectivas entidades, de forma a evitar novas judicializações.

Com informações da AGU

Leia mais

PM é condenado a 10 anos de prisão por homicídio de Manuella Otto

A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus condenou o cabo da Polícia Militar do Estado do Amazonas, Jeremias Costa da...

Justiça do Amazonas suspende shows na XIX Festa do Cacau em Urucurituba

Em resposta a uma ação civil pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a Justiça do Amazonas determinou a suspensão...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Reforma tributária: grupo inclui carros elétricos no imposto seletivo

O grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados para tratar da regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24) apresentou...

PM é condenado a 10 anos de prisão por homicídio de Manuella Otto

A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus condenou o cabo da Polícia Militar do Estado...

Comerciante terá que indenizar adolescente atingido por portão de loja

A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da Comarca de Montes Claros,...

Justiça do Amazonas suspende shows na XIX Festa do Cacau em Urucurituba

Em resposta a uma ação civil pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a Justiça...