AGU estabelece acompanhamento estratégico e prioritário de obras do Novo PAC

AGU estabelece acompanhamento estratégico e prioritário de obras do Novo PAC

A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (08/09), a Portaria Normativa nº 108/23, que dispõe sobre o tratamento estratégico a ser adotado pela instituição no acompanhamento das medidas e ações a serem executadas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. Lançado no último dia 11/08, o Novo PAC deve levar um investimento de aproximadamente R$ 1,7 trilhão em obras a todos os estados brasileiros nos próximos quatro anos.

Na prática, a portaria vai garantir uma resposta mais rápida da AGU às demandas relacionadas ao programa, já que estabelece absoluta prioridade da instituição aos empreendimentos a ele relacionados, tanto no âmbito judicial quanto no consultivo, prevendo ainda a criação de um comitê estratégico, que terá como missão articular e integrar toda a atividade contenciosa e consultiva concernente à iniciativa.

Uma das principais medidas sob a responsabilidade do denominado Comitê Estratégico do Novo PAC é a elaboração de um plano de assessoramento jurídico para cada uma das medidas e ações previstas no bojo do programa. O objetivo é estruturar a atuação prévia e proativa da AGU, a fim de antecipar o enfrentamento de questões jurídicas e subsidiar a tomada de decisões na formulação e execução dos empreendimentos.

A partir da reunião de subsídios junto aos diversos ministérios, autarquias e fundações envolvidas, o comitê poderá prever eventuais riscos e desenvolver um plano de trabalho, reunindo os principais procedimentos a serem adotados e as unidades encarregadas, com vistas a prevenir e solucionar litígios.

Além de representante do Gabinete do advogado-geral da União, o colegiado contará com membros da Consultoria-Geral da União (CGU), Procuradoria-Geral da União (PGU) e Procuradoria-Geral Federal (PGF) – órgãos da AGU.

Monitoramento especial

Na esfera judicial, à semelhança do que a AGU já vem adotando ao longo dos anos em áreas estratégicas – como nos leilões de energia, transportes e infraestrutura –, a ideia é de que haja um monitoramento especial e prioritário de ações na Justiça.

A portaria fixa que as unidades deverão realizar a verificação diária da distribuição de novos processos e das movimentações relevantes, antes mesmo da intimação dos órgãos envolvidos, bem como das prováveis teses e contra-argumentos que serão levados ao conhecimento do Poder Judiciário. Os membros da AGU também ficam orientados a realizar despachos com magistrados, sustentações orais e adotar quaisquer outras medidas necessárias para a defesa judicial dos empreendimentos.

Estratégia similar deverá ser posta em prática junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). A portaria estabelece que deverá ser dado tratamento diferenciado aos processos relacionados ao Novo PAC no TCU, por meio de alinhamento do comitê estratégico com os órgãos e unidades envolvidos, bem como de uma atuação antecipada, independentemente de citação ou intimação, além de despachos com ministros e com a área técnica da Corte.

Banco de teses e precedentes

Outra estratégia para aprimorar a atuação articulada entre as unidades da AGU no acompanhamento das ações e medidas do Novo PAC é a implementação de um portal interno, informatizado, que reunirá um conjunto de informações úteis à defesa dos projetos previstos no programa. Membros e servidores poderão acessar, nesse banco de dados, precedentes judiciais, casos exitosos, boas práticas e soluções jurídicas consultivas, assim como modelagens regulatórias que resultaram em maior efetividade na implementação de iniciativas similares.

Por fim, a portaria também institui um grupo permanente de interlocução entre o comitê estratégico e os advogados da União e procuradores federais envolvidos no acompanhamento das obras do Novo PAC. O canal de comunicação busca sanar eventuais dúvidas e alinhar, de forma célere, a tomada de decisões no âmbito da AGU.

Para saber mais sobre o Novo PAC, acesse: https://www.gov.br/casacivil/novopac/.

Com informações da AGU

Leia mais

Polícia prende suspeito de importunação sexual por tentativa de beijo roubado de adolescente

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), através da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), prendeu um homem de 35 anos acusado de importunação sexual contra...

TJAM divulga classificação definitiva para estágio em Direito

O Tribunal de Justiça do Amazonas divulgou o edital de classificação definitiva dos candidatos que participaram da Seleção Pública para Estágio de Nível Superior...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Polícia prende suspeito de importunação sexual por tentativa de beijo roubado de adolescente

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), através da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), prendeu um homem de 35 anos...

TJAM divulga classificação definitiva para estágio em Direito

O Tribunal de Justiça do Amazonas divulgou o edital de classificação definitiva dos candidatos que participaram da Seleção Pública...

TJSC e Justiça Federal firmam parceria para expandir a Justiça Restaurativa no Estado

A Justiça Restaurativa (JR) avança em ritmo acelerado em Santa Catarina. Na segunda-feira (5/8), a coordenadora do Comitê de...

Moraes revoga prisão preventiva de Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF),...