O advogado Sérgio Samarone Gomes, que representa o réu Caio Claudino de Souza, acusado pelo crime de latrocínio contra Silvanilde Ferreira, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), aguarda decisão sobre um recurso recentemente apresentado contra ato do Juiz Anésio Rocha Pinheiro, da 9ª Vara Criminal de Manaus. O magistrado considerou o réu indefensável, alegando que o advogado estaria se recusando a apresentar resposta à acusação.
O caso foi divulgado pelo portal Amazonas Direito em 23 outubro de 2024. Samarone afirmou que tomou a iniciativa de realizar diligências com base no sistema de advocacia defensiva, conforme previsto no Provimento 188/2018 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Segundo ele, é indispensável o cumprimento das diligências que exigem que nenhum processo será levado a cabo contra um suspeito sem justa causa e que manterá sua insistência nessas diligências. O advogado relatou que, por iniciativa própria, realizou uma perícia no backup do iCloud da vítima, de onde um especialista teria extraído informações com contradições à linha de levantamento da investigação feita pela Polícia, bem como da acusação do Ministério Público.
Confira o vídeo:
Leia também:
Caso Silvanilde: Juiz declara réu indefeso; advogado contesta e diz que, se há omissão, não é dele