Acusado de feminicídio com uso de chave de fenda alega insanidade em audiência

Acusado de feminicídio com uso de chave de fenda alega insanidade em audiência

Na última terça-feira, 3 de outubro, a 3ª Promotoria de Justiça Criminal e do Tribunal do Júri de São Sebastião participou de audiência de instrução e julgamento do processo em que o réu Gedeon da Conceição é acusado de ter cometido feminicídio contra a ex-esposa, Deylilane Alves Santos Conceição.

Na ocasião, as testemunhas foram ouvidas. O acusado foi interrogado, oportunidade em que seguiu os conselhos da defesa, e exerceu o direito de ficar em silêncio. O Ministério Público aponta a celeridade com que o caso foi denunciado e processado, pois a instrução encerrou-se  apenas  60 dias do crime.

Porém, o processo ficará suspenso à espera da elaboração de um laudo pericial para avaliar o argumento apresentado pela defesa, de que o acusado é acometido de moléstia mental, e não poderia, por isso, responder pelos seus atos.

Se a argumentação for confirmada pela perícia, o acusado poderá receber uma sentença de absolvição imprópria. Caso seja afastada, o processo terá seguimento e o juiz decidirá se o acusado será submetido ao julgamento pelo Tribunal do Júri.

Gedeon responde por homicídio quadruplamente qualificado: motivo torpe, uso de meio cruel, emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio. Ao cometer o crime, também descumpriu medida protetiva de urgência, o que pode aumentar a pena em caso de condenação. O réu responde ao processo preso.

O acusado e a vítima se relacionaram por 15 anos e tiveram um filho. Eles estavam separados desde 2021, mas Gedeon não aceitava o fim do relacionamento e ameaçava a ex-companheira de morte. No dia do crime, 3 de agosto de 2023, Deylilane foi interceptada por Gedeon logo após deixar o filho na escola. Ele a atacou com uma chave de fenda e desferiu diversos golpes. Uma testemunha gritou por socorro e Gedeon tentou fugir, mas foi contido por passantes até a chegada da polícia. Deylilane foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Processo: 0705590-06.2023.8.07.0012

Com informações do MPDFT

Leia mais

Justiça determina restabelecimento imediato de energia em Careiro da Várzea

Sentença da Comarca de Careiro da Várzea julgou procedente Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público do Amazonas, confirmando liminar e determinando que a...

Transporte interestadual e quantidade da droga não afasta aplicação do tráfico privilegiado

Para se impedir o benefício do tráfico privilegiado é imperiosa a comprovação de algum evento concreto, dentro da cadeia factual, de que o agente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MPAM fiscaliza falta de acessibilidade em estruturas públicas de Manaus

Com base em denúncias que relatam a omissão do poder público na implementação de equipamentos e mecanismos de acessibilidade...

Reparação da tragédia em Brumadinho inclui mais 5,4 mil atingidos

Nos meses de maio e junho, os valores da reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da mineradora...

Transferência de Adélio Bispo para hospital psiquiátrico é suspensa

Responsável por desferir uma facada no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, Adélio Bispo teve sua transferência...

Justiça mantém condenação de homem por publicar mensagens ofensivas em grupo de WhatsApp

Caso teria ocorrido em 2020, mas houve recursos contra a sentença do 1º Grau e, agora, a 2ª Câmara...