Aborto é o tema mais acessado na Câmara dos Deputados. “Arquiva Lira” tem 100 mil assinaturas

Aborto é o tema mais acessado na Câmara dos Deputados. “Arquiva Lira” tem 100 mil assinaturas

O Projeto de Lei 1904/24, apresentado pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e outros 32 parlamentares, tem gerado um interesse atípico e intenso entre a população brasileira. A proposta, que equipara ao homicídio o aborto de gestação acima de 22 semanas, registrou impressionantes 3,1 milhões de visualizações e 780 mil interações em apenas dois dias – 12 e 13 de junho. Esses números são um indicativo claro do impacto que o projeto tem causado nas discussões públicas e nas redes sociais.

Desde o início do ano, a Câmara dos Deputados tem monitorado cerca de 109 mil propostas em seus canais, acumulando um total de quase 30 milhões de visualizações. O PL 1904/24, em apenas dois dias, respondeu por 12,22% dessas visualizações, uma marca significativamente superior à da segunda proposta mais visualizada, que alcançou apenas 3,02%.

A enquete sobre a proposta, disponível no site da Câmara, recebeu até agora 776.939 votos. A maioria esmagadora dos votantes (88%) declarou que “discorda totalmente” da proposta. Na quinta-feira (13), o alto número de acessos simultâneos causou instabilidade no sistema, resultando em mensagens de erro para 4% dos usuários, problema que foi rapidamente corrigido.

O projeto tramita em regime de urgência e pode ser votado diretamente no Plenário, sem a necessidade de passar pelas comissões da Câmara. Em resposta à grande repercussão e às manifestações contrárias, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) lançou um abaixo-assinado pedindo que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), arquive o PL “antiaborto”.

O abaixo-assinado, intitulado “Arquiva, Lira”, já conta com mais de 100 mil assinaturas em apenas um dia. A iniciativa foi lançada no sábado (15 de junho), coincidindo com manifestações em várias partes do país contra a proposta que equipara o aborto cometido após 22 semanas de gravidez ao crime de homicídio.

A intensa mobilização em torno do PL 1904/24 demonstra a relevância do tema e o profundo impacto que as decisões legislativas podem ter na sociedade. O rápido crescimento do abaixo-assinado contra o projeto também reflete a forte oposição que ele enfrenta entre os cidadãos. Agora, a Câmara dos Deputados se prepara para um debate acalorado que promete repercutir amplamente em todo o Brasil.

 

 

 

 

Leia mais

Juiz que condena e opta pela prisão sem apontar motivos ofende direito de liberdade do réu

"Se o réu estiver em liberdade durante a instrução do processo penal, mediante medidas cautelares determinadas pelo juízo processante, e não houver indicação por...

TJAM atende Defensoria e reconhece dupla punição em fixação de pena por tráfico de drogas

O TJ-AM reconheceu dupla penalidade na dosimetria de pena aplicada em um caso de tráfico de drogas. A sentença inicial havia majorado a pena-base...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Jovens Médicos têm maior número no Brasil nos últimos anos

Nos últimos três anos, houve um aumento de 26% no número de médicos jovens no Brasil, passando de aproximadamente...

Alunos mais ricos que estudam em universidades públicas podem ser alvo de cobranças pelo Governo

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartar mudanças no piso de despesas com educação, a equipe...

CNJ apresenta avanços do Judiciário no atendimento a pessoas com TEA

Os principais avanços na proteção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Poder Judiciário foram...

Audiência pública discutirá revisão da norma sobre uso de IA no Judiciário

O Grupo de Trabalho (GT) sobre inteligência artificial (IA) no Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicará,...