Abertas inscrições para Juiz Leigo nos Juizados Especiais do Amazonas

Abertas inscrições para Juiz Leigo nos Juizados Especiais do Amazonas

Estão abertas as inscrições para o I Processo Seletivo para a Função de Juiz Leigo, voltado à atuação nos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Com um total de 23 vagas disponíveis, a seleção oferece oportunidades para diversas categorias: 9 vagas para ampla concorrência, 5 para candidatos negros, 5 para pessoas com deficiência, 3 para hipossuficientes, e 1 vaga destinada a candidatos indígenas.

As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 25 de agosto, através do link https://www.tjam.jus.br/index.php/juizes-leigos. O valor da inscrição é de R$ 100, com prazo para pagamento até o dia 26 de agosto. Candidatos que comprovarem condição de hipossuficiência poderão solicitar isenção da taxa, conforme os critérios estabelecidos no edital.

O juiz Saulo Góes, coordenador-geral de Cursos na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e membro da Comissão do Processo Seletivo, destacou a importância de os candidatos estarem atentos ao prazo para solicitação de isenção da taxa, que vai de 10 a 18 de agosto, assim como ao período de inscrição, já que não há previsão de prorrogação.

Requisitos para Participação

Este processo seletivo, que inclui a formação de cadastro de reserva com até 200 classificados, exige dos candidatos os seguintes requisitos:

Ser brasileiro nato ou naturalizado; Possuir mais de dois anos de experiência como advogado na área de Direito; Não ser cônjuge ou parente, até o terceiro grau, de juiz togado do Juizado onde exercerá suas funções; Não exercer atividade político-partidária, não ser filiado a partido político ou membro de diretoria de órgão ou entidade associativa de classe; Não possuir antecedentes criminais ou estar respondendo a processo penal; Não ter sofrido penalidades nem praticado atos desabonadores no exercício de cargos públicos, privados ou na advocacia.

O aprovado deverá se submeter  à capacitação prévia de no mínimo 40 horas, e continuada, durante todo o exercício da função, ministrada pela Escola Judicial do TJAM.

Os interessados devem garantir sua inscrição dentro do prazo estabelecido e cumprir os requisitos para participar deste processo seletivo, que é uma excelente oportunidade para advogados que desejam atuar na Justiça do Amazonas.  

Leia mais

TJAM anuncia indisponibilidade temporária dos serviços do sistema SAJ para atualizações

A Divisão de Suporte aos Sistemas Judiciais de Manaus anunciou que os serviços do sistema SAJ, tanto para o Primeiro quanto para o Segundo...

Construção de casas ao redor de usina termoelétrica preexistente não atrai nexo de danos a morador

Decisão do Juiz Diego Brum Legaspe Barbosa, da Comarca de Humaitá, julgou improcedente uma ação movida contra a Amazonas Energia S/A, na qual os...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Medidas de Proteção contra violência não se quedam com desculpa de que mulher é de programa

Com decisão do Ministro Jesuíno Rissato, convocado no STJ, o Superior Tribunal de Justiça reforça que a Lei Maria...

TJAM anuncia indisponibilidade temporária dos serviços do sistema SAJ para atualizações

A Divisão de Suporte aos Sistemas Judiciais de Manaus anunciou que os serviços do sistema SAJ, tanto para o...

Construção de casas ao redor de usina termoelétrica preexistente não atrai nexo de danos a morador

Decisão do Juiz Diego Brum Legaspe Barbosa, da Comarca de Humaitá, julgou improcedente uma ação movida contra a Amazonas...

Trabalhador rural consegue anular contrato de parceria e reconhecer vínculo com fazenda

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o exame do recurso de um casal de empresários rurais...