Projeto prevê a criação de Universidade Federal do Campo em Roraima

Projeto prevê a criação de Universidade Federal do Campo em Roraima

Foi apresentado na quinta-feira (11) um projeto para a criação da Universidade Federal do Campo. O Projeto de Lei (PL) 2.848/2024 é de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e tem como objetivo promover a formação educacional superior e de extensão, técnica e profissional dos povos do campo, da floresta e das águas. O texto aguarda distribuição para avaliação das comissões temáticas.

Além da criação da universidade, com sede em Boa Vista, a iniciativa prevê a capacitação de agentes públicos para atuarem nas políticas públicas voltadas a esses povos e elaboração de pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais, florestais e aquáticas.

Dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam que a região Norte do país é a que possui o menor índice de aumento no número de matrículas na rede federal em cursos de graduação. No ano de 2021, a porcentagem chegou a 11,3%. Em 2020, o número foi ainda menor, sendo apenas 8,5%.

Na justificativa da criação do projeto, o senador explica que a criação da universidade visa melhorar o desenvolvimento educacional para a população rural:

– Urge a necessidade de o Estado brasileiro garantir o desenvolvimento educacional priorizando a nossa região e a criação da Universidade Federal do Campo é estratégica.

A criação da Universidade Federal do Campo atende à demanda do item 6.2.1.10 do Grito da Terra Brasil 2024, que ressalta a necessidade de uma instituição voltada para a formação e capacitação dos trabalhadores rurais e agentes públicos, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e a preservação ambiental.

Grito da Terra Brasil 

O Grito Terra Brasil é uma iniciativa organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). O objetivo é debater pautas de reivindicações dos trabalhadores rurais e agricultores familiares para uma melhor construção de políticas públicas e resolução de questões emergenciais. As ações têm como finalidade melhorar a qualidade de vida e de trabalho no campo, além de fortalecer a agricultura familiar.

Fonte: Agência Senado

Leia mais

PM é condenado a 28 anos de prisão e à perda do cargo público por homicídio de adolescente

Crime ocorreu em outubro de 2018 na Mini Vila Olímpica do bairro de Santo Antônio, na zona Oeste de Manaus. O policial militar Erivelton de...

Empresa de navegação deve indenizar dono de barco de pesca em R$ 90 mil por acidente em Humaitá

A 2.ª Vara Cível da Comarca de Humaitá (distante 600 quilômetros de Manaus) condenou a empresa “Galo da Serra de Navegação Fluvial e Logística...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

PM é condenado a 28 anos de prisão e à perda do cargo público por homicídio de adolescente

Crime ocorreu em outubro de 2018 na Mini Vila Olímpica do bairro de Santo Antônio, na zona Oeste de...

STJ autoriza aborto legal que foi negado a adolescente de 13 anos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou uma adolescente de 13 anos a passar pelo procedimento de aborto legal....

Empresa de navegação deve indenizar dono de barco de pesca em R$ 90 mil por acidente em Humaitá

A 2.ª Vara Cível da Comarca de Humaitá (distante 600 quilômetros de Manaus) condenou a empresa “Galo da Serra...

TJAM inicia processo de avaliação de heteroidentificação para o Exame Nacional da Magistratura

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) inicia o processo de recebimento de pedidos para a avaliação...