Reforma Tributária: relator apresenta substitutivo ao PLP 68/24 com alterações no cashback

Reforma Tributária: relator apresenta substitutivo ao PLP 68/24 com alterações no cashback

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), relator da proposta que regulamenta a reforma tributária (Emenda Constitucional 132), apresentou no Plenário um substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, de autoria do Poder Executivo.

O projeto estabelece regras para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), todos criados pela reforma tributária.

Modificações propostas

Duas mudanças significativas no substitutivo envolvem o mecanismo de cashback, criado para devolver parte dos impostos às famílias de baixa renda:

O cálculo do cashback agora considerará as compras registradas nos CPFs de todos os membros da família, e não apenas do representante, como inicialmente sugerido pelo Poder Executivo.

O cashback aumentará a devolução da CBS para 100% nas contas de energia elétrica, água, esgoto e gás natural, em âmbito federal. A proposta original previa uma devolução de 50%.

“Realizamos 22 audiências públicas e 231 mesas de diálogo, totalizando 218 horas de atividades, onde 1.344 cidadãos, representantes de setores econômicos e governos das três esferas puderam expor seus pontos de vista”, afirmou Reginaldo Lopes.

O relator destacou que o substitutivo inclui ajustes técnicos na versão enviada pelo Poder Executivo. Entre os ajustes de mérito, houve também uma “limpeza” no PLP 68/24, eliminando, sempre que possível, obrigações acessórias e termos dúbios.

Recentemente, os deputados rejeitaram, por 309 votos a 139, um requerimento do PL que solicitava o adiamento da discussão. Em seguida, os debates no Plenário foram iniciados.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Leia mais

Condômino perde recurso por falta de demonstração de interesse na ação de prestação de contas

Só é útil, necessária e adequada a tutela jurisdicional se houver campo jurídico para o entendimento de que o pedido é procedente e a...

TJAM reconhece irregularidade em contrato de cartão de crédito consignado e manda banco indenizar

Ainda que exista um contrato entre o cliente e o banco sobre o cartão de crédito, é importante verificar se o documento é amplamente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Polícia Civil prende homem por comercializar carne de caça de animais silvestres em Manaus

Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) prenderam, em flagrante, Neivaldo Luiz...

STF autoriza acesso e retira sigilo de gravação sobre monitoramento ilegal de pessoas e autoridades

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou acesso de advogados de defesa aos autos da PET...

Partidos pedem suspensão da privatização e do novo contrato da Sabesp com Município de São Paulo

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), a Rede Sustentabilidade, o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Verde (PV) e...

Justiça condena concessionária e montadora por demora na reparação de veículo

O 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Sobradinho condenou a Saga Paris Comércio de Veículos, Peças e Serviços...