Amazonas sediará o 2º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região Norte do País

Amazonas sediará o 2º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região Norte do País

Com o objetivo principal de debater o importante papel das Ouvidorias de Justiça na defesa da cidadania e como órgãos facilitadores da interlocução do Poder Judiciário com a sociedade, a capital amazonense sediará nesta semana, nos dias 13 e 14 de junho, o “2º Encontro das Ouvidorias-Gerais de Justiça da Região Norte”.

O evento é organizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio de sua Ouvidoria-Geral de Justiça e contará com a presença de desembargadores, juízes e demais representantes do segmento dos estados do Norte do País.

Conforme a organização do evento, a expectativa é a de que, por meio do compartilhamento de conhecimento e das discussões realizadas durante o Encontro, seja possível aprimorar a atuação das Ouvidorias, aumentando a transparência, a efetividade e a responsabilidade no atendimento aos cidadãos e cidadãs.

De acordo com o ouvidor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, o papel das ouvidorias é imprescindível sendo estes, órgãos que atuam como um importante elo entre o Poder Judiciário e a sociedade. “Neste sentido, acreditamos que o Encontro será profícuo, pelos debates propostos, pelo compartilhamento de boas práticas e pela discussão de projetos que virão para aprimorar o trabalho que é desenvolvido pelos Tribunais da região Norte do País”, afirmou o magistrado.

Programação

No primeiro dia, pela programação oficial, o 2º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região será iniciado com o pronunciamento do Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho e do presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud) e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Altair de Lemos Júnior.

Após a abertura solene, a programação, neste primeiro dia, contará com a palestra “O Impacto da Desinformação em Relação às Comunidades do Interior do Amazonas e o Papel da Ouvidoria do Tribunal de Justiça”, ministrada pelo juiz auxiliar da Ouvidoria do TJAM, magistrado Túlio Oliveira Dorinho e pela palestra “Ouvidoria e CNJ”, ministrada pelo ouvidor-geral do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Erick Linhares.

Na sexta-feira (14/06) – segundo dia do evento – a programação contará com a apresentação de “Boas Práticas da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Tocantins”, pelo Ouvidor Substituto (do TJ Tocantins), desembargador Adolfo Amaro Mendes e pela Coordenadora Ouvidoria Judiciária e Ouvidoria da Mulher do TJ Tocantins, Alessandra Martins Polonial Adorno.

Ainda no segundo do dia, conforme programação, haverá a apresentação, pelo Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Amapá, com o tema: “Integração entre as Ouvidorias – Integrar e uniformizar procedimentos entre as ouvidorias, a fim de melhorar o fluxo das demandas, além de facilitar o acesso ao cidadão que precisa do atendimento” e a apresentação do “Power Business Intelligence”, pela secretária de Planejamento do Tribunal de Justiça do Amazonas, servidora Márcia Rizzato.

Neste dia também consta na programação a apresentação de Boas Práticas e Manifestação dos Ouvidores; com o Encontro sendo concluído com a assinatura da “Carta de Manaus”.

Fonte: TJAM

Leia mais

MPAM recomenda medidas preventivas contra estiagem em Atalaia do Norte e Manacapuru

As prefeituras de Atalaia do Norte e Manacapuru receberam recomendações do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para adotarem medidas preventivas e mitigatórias...

Prazo para submissão de artigos em Concurso Científico do TCE-AM encerra nesta sexta-feira (5)

Os pesquisadores interessados têm até a próxima sexta-feira (5) para o envio dos artigos ao I Concurso de Artigos Científicos do Tribunal de Contas...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Atendente que consumiu bebida alcoólica em serviço tem justa causa confirmada

Um homem que bebeu cerveja durante o expediente enquanto trabalhava como barman não conseguiu reverter sua demissão por justa...

Justiça anula ato administrativo e restabelece guarda de porco e cabra de estimação a homem

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo anulou ato administrativo que determinou a...

PGR aponta participação de filho de desembargador em suposto esquema de venda de sentença

São Paulo-SP - A Procuradoria-Geral da República (PGR) investiga o desembargador Ivo de Almeida, do Tribunal de Justiça de...

Justiça suspende cobrança de parcelas de empréstimos não pagas durante a pandemia

A Justiça condenou o Banco do Brasil e o Banco Bradesco a suspender a cobrança das parcelas dos empréstimos...