STF vai sediar, pela primeira vez, Conferência Iberoamericana de Tribunais Constitucionais

STF vai sediar, pela primeira vez, Conferência Iberoamericana de Tribunais Constitucionais

O Supremo Tribunal Federal (STF) será o anfitrião da 16ª edição da Conferência Iberoamericana de Tribunais Constitucionais, que ocorrerá no primeiro semestre de 2026. Será a primeira vez que o Brasil sediará o evento, que reúne presidentes de Cortes constitucionais de mais de 20 países.

O convite foi feito ao ministro Edson Fachin, vice-presidente do STF, durante a última edição da conferência, realizada em maio deste ano, em Quito, no Equador.

Após consultar o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo, o ministro Fachin aceitou o convite e enviou uma mensagem de agradecimento ao ministro Enrique Arnaldo Alcubilla, do Tribunal Constitucional da Espanha e Presidente da Conferência.

“Agradeço muito a confiança depositada no Brasil ao nos atribuir a iniciativa de sediar a 16ª Conferência Iberoamericana de Tribunais Constitucionais. Nos sentimos honrados pela oportunidade e comprometidos em garantir o êxito desse importante evento”, afirmou o ministro Fachin, em mensagem de agradecimento.

A Conferência Iberoamericana de Tribunais Constitucionais é um dos principais eventos jurídicos mundiais e promove um espaço para troca de ideias, iniciativas e discussões sobre a agenda constitucional de países latino-americanos e ibero-americanos.

Em sua última edição, o evento reuniu 44 delegados de diversos países das Américas e Europa, como Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Guatemala, Honduras, Peru, Paraguai, Panamá e República Dominicana.

Para José Gilberto Scandiucci Filho, assessor-chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, ligada ao gabinete da Presidência do STF, o convite inédito feito ao Brasil reflete a importância do país e do Supremo e a atuação do tribunal nos últimos anos.

“É importante nós recebermos esses países para que a gente intensifique os contatos com outras Cortes Constitucionais, conhecendo as suas decisões e iniciativas. É também uma oportunidade de representantes desses tribunais conhecerem o Brasil, o trabalho do Supremo e aproximar o Brasil da região latino-americana”, afirmou.

Leia mais

TJAM reverte sentença e confirma validade do adicional de ICMS para o Fundo de Combate à Pobreza

O STF pacificou que são válidos os adicionais de ICMS criados pelos estados e pelo Distrito Federal para financiar os Fundos de Combate e...

Empréstimo eletrônico com suspeita de fraude: Causa Complexa afasta competência dos Juizados

A análise da validade de um contrato de empréstimo, especialmente quando exige uma base probatória robusta, como uma perícia em meios digitais, caracteriza a...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TST afasta execução de dívida contra sócios por falta de conduta irregular

A 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho excluiu de uma empresa de São Paulo da execução de valores...

Empresa não precisa se abster de usar embalagens similares às de concorrente, decide TJSP

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 2ª Vara...

Justiça nega proibir, sem contemporaneidade, expedição de alvarás por Prefeitura em APP

A Justiça Federal negou o pedido de liminar para que o Município de Jaguaruna fosse proibido de conceder alvarás...

Faculdade é condenada por atraso em formatura de aluno

A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da Comarca de Belo Horizonte...