Família consegue incluir etnia no registro de nascimento durante Mutirão de Registro Civil

Família consegue incluir etnia no registro de nascimento durante Mutirão de Registro Civil

Uma mulher indígena e os seus filhos garantiram a inclusão da etnia a qual pertencem, além de retificar o sobrenome da mãe dela [a avó das crianças], que estava errado na documentação da família. O serviço foi possível pela atuação da DPE-AM durante o mutirão da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se” realizado em 2023.

No ano passado, Eliana da Silva Sampaio, 32, moradora do bairro Parque das Tribos, em Manaus, compareceu ao mutirão e foi atendida pela defensora pública Rosimeire de Oliveira Barbosa, titular da Defensoria Especializada no Atendimento de Registros Públicos.

Natural de Manacapuru, a mulher solicitou a inclusão da etnia “Kokama” em seu nome e do filho mais novo. Ela também solicitou a inclusão da etnia “Mura” no nome dos filhos mais velhos.

A diferença de etnias entre a mãe e os filhos mais velhos se dá porque, no caso deles, o pai é Mura, o que não acontece com o filho mais novo, cujo pai é um não-indígena. Assim, o caçula herdou a etnia da mãe.

“Entramos com ação. No fim, o juiz determinou a inclusão das etnias”, explicou a defensora. Ainda, por meio da DPE-AM, Eliana solicitou a correção no sobrenome materno nos documentos dela e das crianças, o que foi também foi acatado pela Justiça.

Na edição deste ano do “Registre-se”, Eliana Kokama compareceu ao mutirão para pegar, no atendimento do cartório, as vias mais atualizadas dos registros da família.

“Esse caso demonstra a importância do ‘Registre-se’ de 2023 para oportunizar a busca pela retificação e da edição deste ano para que a cidadã pudesse pegar uma via atualizada do documento”, observou a defensora pública.

Com informações da Assessoria de Comunicação da DPE-AM

Leia mais

Ação contra aumento de salários de magistrados do Amazonas por Resolução é julgada improcedente

O Procurador-Geral da República questionou a constitucionalidade das Leis 5.721/2021 e 4.311/2016 do Estado do Amazonas, que estabelecem as remunerações de desembargadores, juízes e...

STF nega recurso do Estado contra concessão de terras à empresa de navegação do Amazonas

O Tribunal de Justiça do Amazonas reconheceu como válida a concessão do título definitivo de propriedade à Navegação Ana Carolina Ltda para a área...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Juíza aumenta pensão após mudança internacional e afirma: “Paternar à distância é mais fácil”

São Leopoldo, RS - Em uma decisão liminar proferida pela juíza de Direito Jacqueline Bervian, da 1ª vara Cível...

Ação contra aumento de salários de magistrados do Amazonas por Resolução é julgada improcedente

O Procurador-Geral da República questionou a constitucionalidade das Leis 5.721/2021 e 4.311/2016 do Estado do Amazonas, que estabelecem as...

Câmara aprova projeto que facilita indenização por dano moral a vítimas de crimes

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (2), um projeto de lei que elimina a necessidade de novas provas...

STJ manda soltar homem preso por condenação sem trânsito em julgado

A execução provisória da pena antes do trânsito em julgado da condenação viola o princípio constitucional da presunção da...