TCE/AM deflagra auditoria para apurar gestão do patrimônio florestal do Amazonas

TCE/AM deflagra auditoria para apurar gestão do patrimônio florestal do Amazonas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) está realizando uma auditoria operacional para identificar deficiências e propor soluções na gestão do controle e proteção do patrimônio florestal do estado.

A ação, coordenada pela Diretoria de Controle Externo Ambiental (Dicamb) e com apoio da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins e do conselheiro Júlio Pinheiro, visa combater o desmatamento e a exploração ilegal, mesmo diante das ações existentes.

A auditoria operacional, diferentemente das tradicionais, adota uma análise mais abrangente e aprofundada, buscando identificar tendências e padrões para diagnosticar com precisão os problemas e recomendar melhorias na governança do setor florestal.

A iniciativa, que seguirá até setembro, envolverá visitas técnicas e pesquisas documentais no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), além de entrevistas e aplicação de ferramentas de auditoria.

Com foco na capacitação dos auditores de controle externo, o TCE-AM promoveu um curso ministrado por especialistas em gestão florestal, visando preparar os profissionais para lidar com as complexidades da auditoria ambiental.

O objetivo final é promover uma gestão florestal mais eficaz, eficiente e sustentável, contribuindo para a proteção do meio ambiente e o bem-estar das futuras gerações no estado do Amazonas, informa o Órgão de Contas. 

Com informações TCE/AMAZONAS

Leia mais

Ação contra aumento de salários de magistrados do Amazonas por Resolução é julgada improcedente

O Procurador-Geral da República questionou a constitucionalidade das Leis 5.721/2021 e 4.311/2016 do Estado do Amazonas, que estabelecem as remunerações de desembargadores, juízes e...

STF nega recurso do Estado contra concessão de terras à empresa de navegação do Amazonas

O Tribunal de Justiça do Amazonas reconheceu como válida a concessão do título definitivo de propriedade à Navegação Ana Carolina Ltda para a área...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Juíza aumenta pensão após mudança internacional e afirma: “Paternar à distância é mais fácil”

São Leopoldo, RS - Em uma decisão liminar proferida pela juíza de Direito Jacqueline Bervian, da 1ª vara Cível...

Ação contra aumento de salários de magistrados do Amazonas por Resolução é julgada improcedente

O Procurador-Geral da República questionou a constitucionalidade das Leis 5.721/2021 e 4.311/2016 do Estado do Amazonas, que estabelecem as...

Câmara aprova projeto que facilita indenização por dano moral a vítimas de crimes

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (2), um projeto de lei que elimina a necessidade de novas provas...

STJ manda soltar homem preso por condenação sem trânsito em julgado

A execução provisória da pena antes do trânsito em julgado da condenação viola o princípio constitucional da presunção da...