Justiça realiza “Semana do Tribunal do Júri” a partir de 6 de maio, em Borba/AM

Justiça realiza “Semana do Tribunal do Júri” a partir de 6 de maio, em Borba/AM

A Vara Única da Comarca de Borba realizará a “Semana do Tribunal do Juri”. Quatro sessões de julgamento estão programadas para acontecer do dia 6 a 9 de maio, no Fórum de Justiça do município (distante 150 quilômetros de Manaus).

O juiz de direito da Vara Única de Borba, Laossy Maquezini, avaliou o impacto da realização da semana. “Há uma expectativa da sociedade em relação à resposta estatal para os crimes dolosos contra a vida (aqueles cometidos com a intenção de matar). O órgão competente para o julgamento desses delitos é o Tribunal do Júri, que representa mecanismo de exercício da cidadania e demonstra a importância da democracia na sociedade. É o cidadão, sob juramento, quem decide sobre o crime. Essa decisão do jurado é de acordo com a sua consciência e não segundo a lei. Aliás, esse é o juramento, de examinar a causa com imparcialidade e de decidir segundo sua consciência e justiça”, disse.

Segundo o magistrado, que vai presidir as audiências, a realização de uma sessão de julgamento demanda a materialização de diversos atos e a equipe do foro da comarca de Borba está empenhada no sentido de oferecer a estrutura necessária para que a “Semana do Júri” transcorra de forma a assegurar o desenvolvimento regular dos trabalhos para garantir a legitimidade do veredicto do Conselho de Sentença, atento à atuação dos representantes da defesa e acusação,

Cinco réus foram pronunciados para serem julgados nas sessões da “Semana do Júri” de Borba. O primeiro processo da pauta, designado para o dia 6 de maio, é o de n.º 0000774-21.2018.8.04.3200, que tem como réu Carlos Alberto de Souza Castro, denunciado pelo delito previsto no art. 121, parágrafo 2.º, inciso IV do Código Penal (matar alguém à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido).

No dia 7 de maio, acontece o júri popular relativo ao processo n.º 0600188-27.2021.8.04.3200, que tem como réu Gabriel da Silva Pinheiro, que responde pelo crime previsto no art. 121, parágrafo 2.º, inciso I do Código Penal (matar alguém mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe”.

O terceiro dia da “Semana do Júri”, 08/05, será a vez do processo n.º 0000300-76.2020.8.04.3201. A ação é movida contra o réu Mateus Rufino de Souza da Costa, acusado de homicídio praticado por motivo fútil, delito previsto no artigo 121, parágrafo 2.º, incio II, cumulado com o art. 29, ambos do Código Penal.

No último dia das sessões (9 de maio), o processo em pauta é o de n.º 0000376-16.2014.8.04.3200, que tem dois réus: Calebi Soares Farias e Robinei Costa de Souza, ambos pronunciados por delito previsto no arts. 121, parágrafo 2.º, incisos I e II, e 155, parágrafo 4.°, inciso IV, cumulado com o art. 69, todos do Código Penal (matar alguém mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; e subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”.

Com informações do TJAM

Leia mais

Juíza condena Telefônica por inscrição indevida de nome de cliente no Serasa

Havendo a exigida aparência de verdade sobre os fatos descritos pelo consumidor em sua petição inicial, associado  à conduta da empresa que resiste em...

Escola é condenada por negar matrícula de criança autista

O aluno tem direito à matrícula na escola desejada, e a unidade escolar não pode, sob qualquer argumento, negar o acesso de uma criança...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Professor Ives Gandra da Silva Martins Lança “Sonetos de Amor para Ruth Ausente”

O renomado professor e jurista Ives Gandra da Silva Martins está lançando seu novo livro, "Sonetos de Amor para...

Locadora deve indenizar motorista levado à delegacia por suposto furto de veículo

A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da Comarca de Alvinópolis, na região...

STF sugere meta anual para redução da letalidade policial no Rio

Uma nota técnica elaborada por servidores do Supremo Tribunal Federal (STF) sugeriu a fixação de meta anual para a...

Haddad anuncia R$ 25,9 bilhões em cortes de despesas obrigatórias

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite desta quarta-feira (3), após se reunir com o presidente Luiz...