Teste Público de Segurança da Urna 2023 tem recorde de pré-inscritos

Teste Público de Segurança da Urna 2023 tem recorde de pré-inscritos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta sexta-feira (8) a relação dos 78 investigadores e investigadoras aprovados na fase de pré-inscrição para participar do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023, que será realizado no sistema eletrônico de votação e apuração a ser utilizado nas Eleições Municipais de 2024.

O evento acontecerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede da Corte, em Brasília. Este ano, a quantidade de pré-inscrições foi recorde, o dobro do atingido na sexta edição do teste, realizada em 2021, quando 39 pessoas e equipes tiveram a participação aprovada. A lista traz 28 pré-inscrições individuais e 50 de grupos, sendo 17 mulheres e 61 homens.

As investigadoras e os investigadores com pré-inscrições aprovadas deverão submeter os planos de testes no período de 9 de outubro a 3 de novembro. A publicação das inscrições efetivamente aprovadas ocorrerá em 6 de novembro.

As pessoas que não tiveram a pré-inscrição aprovada podem apresentar, até esta terça-feira (12), recurso para a Comissão Reguladora do evento. O resultado da análise dos recursos será divulgado na quarta-feira (13).

Colaboradores da Justiça Eleitoral

O Teste Público de Segurança da Urna 2023 busca reunir especialistas com interesse pelo evento para que possam colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento do sistema eletrônico de votação e apuração a ser utilizado nas Eleições Municipais de 2024, bem como contribuir para o fortalecimento da democracia.

Próximas etapas

Segundo o edital de convocação do Teste Público, a participação, na condição de investigadora ou investigador ou de grupo, está condicionada a uma seleção prévia, dividida em etapas: aprovação da pré-inscrição e, em seguida, da inscrição; e disponibilidade orçamentária e sorteio público.

Caso a quantidade de participantes com inscrição aprovada supere a estipulada no edital, a Comissão Reguladora fará a seleção entre as inscrições acolhidas, levando em consideração a relevância dos planos de testes para o aprimoramento do sistema eletrônico de votação, podendo, ainda, recorrer a sorteio público. No entanto, a Comissão Avaliadora poderá, a seu critério, selecionar os planos de testes de até dois participantes (tanto de investigador individual como de um grupo) que não forem sorteados.

Sobre o TPS

O Teste Público de Segurança da Urna ocorrerá em espaço especialmente reservado na sede do TSE. No dia 27 de novembro, as atividades do TPS terão início às 13h e se encerrarão às 17h. De 28 de novembro a 1º de dezembro, ocorrerão das 9h às 18h. Para esta edição, serão usados os modelos mais recentes de urnas eletrônicas (UE2020 e UE2022).

O TPS é realizado desde 2009. Em seis edições, o Teste Público contou com a colaboração de 148 participantes, que puseram em prática 96 planos de ataque, totalizando 202 horas de atividades executadas.

Com informações do TSE

Leia mais

Justiça determina restabelecimento imediato de energia em Careiro da Várzea

Sentença da Comarca de Careiro da Várzea julgou procedente Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público do Amazonas, confirmando liminar e determinando que a...

Transporte interestadual e quantidade da droga não afasta aplicação do tráfico privilegiado

Para se impedir o benefício do tráfico privilegiado é imperiosa a comprovação de algum evento concreto, dentro da cadeia factual, de que o agente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MPAM fiscaliza falta de acessibilidade em estruturas públicas de Manaus

Com base em denúncias que relatam a omissão do poder público na implementação de equipamentos e mecanismos de acessibilidade...

Reparação da tragédia em Brumadinho inclui mais 5,4 mil atingidos

Nos meses de maio e junho, os valores da reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da mineradora...

Transferência de Adélio Bispo para hospital psiquiátrico é suspensa

Responsável por desferir uma facada no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, Adélio Bispo teve sua transferência...

Justiça mantém condenação de homem por publicar mensagens ofensivas em grupo de WhatsApp

Caso teria ocorrido em 2020, mas houve recursos contra a sentença do 1º Grau e, agora, a 2ª Câmara...