Ministério Público do Estado do Amazonas inspeciona DEHS e vê necessidade de concurso público

Ministério Público do Estado do Amazonas inspeciona DEHS e vê necessidade de concurso público

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 60ª Promotoria Especializada de Controle Externo da Atividade Policial (60ª Proceap), com apoio das Promotorias do Júri, realizou, na manhã desta sexta-feira, 18/06, inspeção ordinária na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O objetivo da inspeção, de cobrar a prestação do serviço de Segurança Pública de forma mais eficiente e aprimorar a atividade policial, se ampliou após os ataques de criminosos nos dias 06 e 07 de junho.

“O objetivo dessa inspeção na DEHS é buscar o atendimento de uma demanda fundamental, que é a quantidade de atendimentos realizados nas delegacias, a insuficiência de efetivo para a prestação desse serviço, de suma importância, e a integração entre as Promotorias que atuam no Tribunal do Júri, a Proceap e as unidades policiais”, afirmou a Promotora Justiça Christiane Dolzany Araújo, que responde pela 60ª Proceap.

Para a Promotora, os ataques sofridos no início desse mês deixaram claro que há deficiência na prestação de serviço de Segurança Pública por parte do Estado, que chegou a ter um contingente de policiamento insuficiente em alguns municípios atingidos pelos ataques criminosos. A Promotora recomendou à SSP e requereu o acatamento da recomendação para a efetivação do concurso publico das Policias para o atendimento das demandas da sociedade.

O Delegado da Polícia Charles do Nascimento Araújo afirmou que a integração dos órgãos é de suma importância para garantir a segurança da população, com o alinhamento das ações das várisa instituições envolvidas.

“Esse trabalho de integração é bastante importante e, com certeza, ajudará para que a gente consiga procedimentos mais céleres, com mais provas e que cheguem à prestação da Justiça a população”, afirmou o delegado.

O MPAM atua no controle externo da atividade policial, que é realizado através das inspeções ordinárias nas unidades de policiais. Em casos de denúncias de má conduta de policiais, tanto civis quanto militares, o MP também atua como uma forma de controle concentrada, investigando cada caso.

Fonte: MPAM

Leia mais

MPAM recomenda medidas preventivas contra estiagem em Atalaia do Norte e Manacapuru

As prefeituras de Atalaia do Norte e Manacapuru receberam recomendações do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para adotarem medidas preventivas e mitigatórias...

Prazo para submissão de artigos em Concurso Científico do TCE-AM encerra nesta sexta-feira (5)

Os pesquisadores interessados têm até a próxima sexta-feira (5) para o envio dos artigos ao I Concurso de Artigos Científicos do Tribunal de Contas...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Atendente que consumiu bebida alcoólica em serviço tem justa causa confirmada

Um homem que bebeu cerveja durante o expediente enquanto trabalhava como barman não conseguiu reverter sua demissão por justa...

Justiça anula ato administrativo e restabelece guarda de porco e cabra de estimação a homem

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo anulou ato administrativo que determinou a...

PGR aponta participação de filho de desembargador em suposto esquema de venda de sentença

São Paulo-SP - A Procuradoria-Geral da República (PGR) investiga o desembargador Ivo de Almeida, do Tribunal de Justiça de...

Justiça suspende cobrança de parcelas de empréstimos não pagas durante a pandemia

A Justiça condenou o Banco do Brasil e o Banco Bradesco a suspender a cobrança das parcelas dos empréstimos...