Amazonas encerra a Semana Nacional do Registro Civil com quase 11 mil atendimentos contabilizados

Amazonas encerra a Semana Nacional do Registro Civil com quase 11 mil atendimentos contabilizados

O “Registre-se”, a Semana Nacional do Registro Civil no Amazonas, concluiu as atividades na última sexta-feira (12/5) com quase 11 mil atendimentos realizados pelos 45 órgãos, instituições e entidades, que atuaram durante cinco dias, em parceria, visando o combate ao sub-registro civil no estado. Em relação à Certidão de Nascimento (1.ª e 2.ª vias), foram contabilizados 4.243 atendimentos; 524 RG’s – documentos emitidos já dentro do novo padrão da Carteira de Identidade Nacional (CIN); 450 Títulos de Eleitor, com a biometria; dentre outros serviços executados no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, visitou o local no último dia 12, conversou com os profissionais que estavam trabalhando na ação, recebeu as impressões das pessoas que foram atendidas pelos órgãos e acompanhou de perto as atividades realizadas. O magistrado fez questão de agradecer o empenho de todos para que a Semana Nacional do Registro Civil no estado obtivesse números extremamente positivos e enfatizou que cada pessoa atendida representou um passo fundamental para o fortalecimento da sua cidadania.

Como foi o caso de Gracilene da Silva, da etnia Mura, que somente agora, aos 42 anos, conseguiu a sua Certidão de Nascimento. “Não sei nem explicar como estou me sentindo. A pessoa, quando não tem registro, ‘não está no Brasil’. Quando saí de casa hoje, pedi ajuda a Deus porque minha mãe nunca tirou os meus documentos. Fui criada por outras pessoas, mas como a minha mãe nunca foi atrás do meu registro, eu não consegui nenhum outro documento. Deus colocou vocês no meu caminho e estou saindo daqui (do Registre-se) com todos os meus documentos. Muito obrigada”, falou Gracilene, chorando por ter assegurado sua documentação – Certidão de Nascimento, RG e Título de Eleitor.

Eduardo Badaró, delegado-geral da Delegacia da Receita Federal no Amazonas, declarou que ações como o “Registre-se” são importantes para resgatar a cidadania de pessoas que estão ‘invisíveis’. “É uma satisfação e alegria a Receita Federal participar do Registre-se porque sabemos da demanda gigantesca por documentos de uma forma geral no nosso estado. São ações como essa que podemos enxergar a realidade da nossa localidade. E nós, enquanto serviço público, temos que estar imbuídos para contribuir de forma efetiva e, dessa forma, para que a população socialmente vulnerável tenha os documentos que precisa”, comentou, durante a visita à equipe da Receita Federal na ação.

O presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen/AM), Leonam Portela, considerou que a ação no estado foi “um grande sucesso” e proporcionou acesso à documentação básica às pessoas socialmente vulneráveis. “O ‘Registre-se’ no Amazonas foi um grande sucesso, principalmente pela colaboração das dezenas de órgãos e instituições envolvidas no evento. A Arpen/AM envidou esforços, com a participação efetiva de todos os dez ofícios de Registro Civil da capital e das demais serventias do interior, da Anoreg, no suporte necessário para o envio de certidões aos assistidos. Com isso, conseguimos atender o nosso público-alvo, proporcionando a eles o amplo acesso à documentação básica para que possam exercer de forma plena os seus direitos”, afirmou o presidente da Arpen/AM e diretor de Registro Civil da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), Leonam Portela.

“A ação foi um sucesso no Amazonas. Com a participação da Anoreg/AM, Arpen/AM e cartórios de Registro Civil da capital e do interior, emitimos centenas de Certidões de Nascimento e prestamos todo apoio aos encaminhamentos da população. Cada certidão emitida representa um marco de cidadania e abre portas para oportunidades e benefícios a essas pessoas. Estamos comprometidos em promover a inclusão e garantir acesso aos direitos fundamentais a todos os cidadãos”, declarou o presidente da Anoreg/AM, David Gomes David.

Histórias transformadas

J.S.Q., 27 anos, vendia balas e bombons nos sinais de trânsito de Manaus e já viveu nas ruas da capital. A mãe faleceu e os documentos dos filhos que estavam com ela acabaram se perdendo. “Para tirar uma segunda via, eu nunca consegui porque até o documento da minha mãe estava errado”, contou. Ela nasceu na Santa Casa de Misericórdia de Manaus, que não funciona há mais de 20 anos, e foi criada na zona rural de Parintins, interior do Amazonas.

“Teve um incêndio lá e os documentos sobre as pessoas nascidas na Santa Casa pegaram fogo e não existe mais a declaração de que eu nasci lá. Não consegui tirar minha documentação e a situação foi se agravando. Já estava desistindo. Pedi a Deus que me ajudasse, foi quando vi na televisão e hoje eu consegui sair daqui com meus documentos”, disse, bastante emocionada.

Provimento Nacional

O “Registre-se” é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, por intermédio da Corregedoria Nacional (Provimento n.º 140/2023), e durante cinco dias – de 8 a 12 de maio – movimentou todos os Tribunais de Justiça do País e suas Corregedorias, equipes dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, além de outros órgãos parceiros para agilizar a emissão e entrega da Certidão de Nascimento, um documento básico do cidadão, a pessoas socialmente vulneráveis, em grande parte, as que estão em situação de rua.

Com informações do TJ-AM

Leia mais

Justiça do Amazonas considera abusiva cláusula de chargeback e condena credenciadora a indenizar

As falhas se inserem no risco da atividade da credenciadora ao capturar e transmitir dados. Por isso, a transferência desse risco ao estabelecimento comercial...

Isenção de ICMS e IPVA na compra do carro 0 KM a PCD é benefício que comporta ampliação, fixa TJAM

"Em atenção aos princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade, as hipóteses de isenção de ICMS e IPVA na compra de automóvel...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Fazenda avalia cenários para Orçamento 2025 diante de incertezas sobre desoneração

O Ministério da Fazenda considera a possibilidade de não chegar a um acordo com o Congresso sobre as medidas...

Reconhecimento criminal exige que suspeito seja posto ao lado de pessoas parecidas

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, para ser válido, o procedimento de reconhecimento de...

STJ: Falhas em reconhecimento fotográfico levam a absolver jovem negro condenado por roubo

Uma sucessão de falhas no reconhecimento fotográfico de um jovem negro condenado por roubo de carga no Rio de...

TJDFT mantém condenação por falha na prestação de serviço de decoração para casamento

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve decisão que condenou...