A Justiça Federal da 1ª Região ganhou ontem quinta-feira, dia 19 de dezembro, o reforço de 50 novos magistrados para o cumprimento de sua missão institucional no Distrito Federal e nos estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, da Bahia, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, do Pará, do Piauí, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins – todos sob a jurisdição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Durante solenidade realizada na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília/DF, as aprovadas e os aprovados no 17º Concurso Público para juíza federal substituta e juiz federal substituto tomaram posse no cargo.
A cerimônia de posse – prestigiada por autoridades e centenas de convidados, entre magistrados, servidores da Casa e familiares dos empossados – foi conduzida pelo presidente do TRF 1ª Região, desembargador federal João Batista Moreira, que compôs a mesa de honra ao lado do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministro Herman Benjamin; do presidente do TRF 6ª Região, desembargador federal Vallisney de Oliveira; do procurador-chefe em exercício da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Luiz Fernando Bezerra Viana; do representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paulo Maurício Siqueira; do presidente da Associação dos Juízes federais da 1ª Região (Ajufer), juiz federal Mateus Pontalti, e do vice-presidente da Associação do Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Shamyl Cipriano.
Após a execução do Hino Nacional pela banda de música do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e a abertura da solenidade pelo presidente do TRF1, os novos juízes e juízas da 1ª Região prestaram o compromisso solene e assinaram, um a um, o respectivo termo de posse, sendo declarados oficialmente empossados pelo presidente João Batista.
Em seguida, o desembargador federal Néviton Guedes discursou em nome do Tribunal, dando boas-vindas aos empossados. Entre as mensagens dirigidas aos novos integrantes da Justiça Federal, o magistrado afirmou: “Vossas excelências tomam posse em um cargo que, como poucos, pode fazer diferença na vida das pessoas. Mas creio eu que a verdadeira diferença que podem fazer não é através de nenhum conteúdo de justiça pessoal subjetiva que possam ter, mas sim aplicando pura e simplesmente a legislação e a Constituição que já são, por si, extremamente generosas. Sejam bem-vindos!”.
Em nome dos novos magistrados, o primeiro colocado no Concurso, Frank Eugênio Zakalhuk, natural de Cuiabá/MT, cumprimentou a todos e declarou: “a confiança depositada em nós será honrada com esforço, dedicação e senso constante de responsabilidade para com a sociedade no exercício da judicatura”.
Emocionado, o novo integrante da Justiça Federal da 1ª Região destacou, ainda, estar ciente dos novos desafios. “Hoje adentramos formalmente no caminho que exige de nós mais do que conhecimento técnico. Este caminho exige compromisso com valores, com princípios e acima de tudo com a Justiça”, afirmou.
Em entrevista à Assessoria de Comunicação Social do TRF1, o presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira, ressaltou que a posse dos novos magistrados representa muito mais que um reforço no quadro de magistrados da 1ª Região. “Esses novos 50 magistrados, jovens, bem-preparados, aprovados em um concurso, demostram eficiência, conhecimento e disposição para o trabalho”, comemorou o magistrado.
Foram nomeados para exercerem o cargo de juíza ou juiz federal substituto(a), observada a ordem de classificação no concurso: Frank Eugênio Zakalhuk; Felipe Lira Handro; Luciane Benedita Duarte Pivetta; Daniel Wanderley Cavalcanti de Almeida Pedrosa; Deivisson Manoel de Lima; Priscila Goulart Garrastazu Xavier; Luísa Militão Vicente Barroso; Gabriela Buarque Pereira Silva; Paulo Vítor Avelino Silva Barros; Renato Moura Dueti Silva; Marcelo Fidalgo Neves; Pablo Kipper Aguilar; Hanna Fernandes Porto; Guilherme Nascimento Peretto; Filipe de Oliveira Lins; Cristina Lazzari Souza; Alexsander Kaim Kamphorst; Fernanda Gattass Oliveira Fidelis; Aliana Rubim Cabral Capeletto; Luiz Izidro da Silva Neto; Gabriel Vinícius Sousa da Silva; Diogo Haruo da Silva Tanaka; Pedro Lucas Leite Lôbo Siebra; Eneias Alexandre Gonçalves Torres; Letícia Alves Bueno Pereira; Fagner Gonzaga de Souza; Andressa Goebel Pillon; Neymenson Arã dos Santos; Thais Sayeg; Verônica Aparecida da Costa; Thiago Milhomem de Souza Batista; Athos Alexandre Camara Attie; Rick Leal Frazão; Glenda Fernandes Ribeiro Nunes Freire Fardo; Nícolas Gabry da Silveira; André Luís Cavalcanti Silva; Fernando Eduardo Hack; Maira Micaele de Godoi Campos; Eduardo Petry Terra Werneck; Pedro Henrique Cavalcanti Brindeiro; Guilherme Gomes da Silva; Eric Kazuhiko Saito; Diandra Pietraroia Bonfante; Eneas Dornellas; Pedro Arthur Livingstone Vinnicombe Otero; Reginaldo Achre Siqueira; Mirna Brenda de Magalhães Salmázio; Pablo Raoni Vasconcelos da Silva Matos; Renata Pinto Andrade e José Vinicius Pantaleão Gurgel do Amaral.
Membros da Corte
A cerimônia foi prestigiada pelas desembargadoras federais Gilda Sigmaringa Seixas (vice-presidente do TRF1); Maria do Carmo Cardoso; Kátia Balbino; Candice Lavocat Galvão Jobim e Rosimayre Gonçalves de Carvalho, e pelos desembargadores federais Ney Bello (corregedor regional); Carlos Moreira Alves; Marcos Augusto de Sousa; Jamil de Jesus Oliveira; Gustavo Amorim; Marcelo Albernaz e Rui Gonçalves.
Após a cerimônia, os empossados receberam os cumprimentos das desembargadoras, dos desembargadores federais membros da Corte e de convidados.
Curso de Formação
No dia 7 de janeiro de 2025, os novos magistrados iniciarão o curso de formação promovido pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), com sede em Brasília. Dividido em 14 módulos, o treinamento será realizado até o dia 25 de abril, totalizando 560 horas/aula.
Depois da conclusão da formação, os novos juízes assumirão suas funções nas varas distribuídas nas 13 unidades da federação sob jurisdição do TRF 1ª Região.
Com informações do TRF1