Município deve pagar por danos a veículo causados por buracos de rua

Município deve pagar por danos a veículo causados por buracos de rua

Dizer que existe responsabilidade objetiva somente nos casos em que se comprova a culpa anônima ou culpa do agente público na prestação do serviço, seria uma incongruência frente ao ordenamento jurídico, posto que o legislador define que a responsabilidade do ente público é objetiva por danos causados a pessoa.

Com essa disposição, o Juiz Antônio Itamar de Souza Gonzaga, do Juizado Especial da Fazenda Pública afastou pedido do Município de Manaus para se isentar da responsabilidade pelos prejuízos causados a um carro que foi danificado após o motorista passar por uma rua esburacada em Manaus. A sentença foi confirmada pelos seus próprios fundamentos em acórdão da 4ª Turma Recursal do Amazonas. Foi Relator do julgamento o Juiz Francisco Soares de Souza. 

Na ação contra o Município de Manaus o autor narrou que trafegava com seu veículo em via pública, quando foi surpreendido por um buraco localizado no meio desta via, sofrendo um acidente que atingiu somente o veículo, com avarias e despesas pelas quais pediu a restituição acusando a responsabilidade do Município pela conservação de ruas, e o abandono da via em que trafegava. O pedido foi aceito e mandado indenizar. O autor não requereu danos morais.

No julgamento do recurso do Município de Manaus, o Juiz Francisco Soares observou que o recorrente é responsável pela fiscalização e manutenção constantes e adequadas das vias de tráfego,  assim, concluiu ser aplicável na espécie a teoria do risco administrativo, no sentido da obrigação do municipio de evitar acidentes e incidentes como o ocorrido. 

A prefeitura é responsável pela fiscalização e manutenção constantes e adequada sinalização das vias de tráfego, com o objetivo de evitar acidentes, como o sofrido pela parte autora, firmou a decisão.

 A  presença do buraco na rua e a inexistência de sinalização que indicasse a mencionada
depressão, encerra situação que dificulta a locomoção de qualquer condutor de veículo. Ao que consta, o município requerido não negou a existência do buraco relatado pelo motorista e a citada depressão, conforme se vislumbra   é de considerável profundidade, demonstrando que as informações narradas pelo requerente são verídicas”, definiu o acórdão mantendo a sentença. 

Processo: 0653806-75.2021.8.04.0001

Leia a ementa:

Recurso Inominado Cível / Indenização por Dano MaterialRelator(a): Francisco Soares de SouzaComarca: ManausÓrgão julgador: 4ª Turma RecursalData do julgamento: 14/03/2024Data de publicação: 14/03/2024Ementa: RECURSO INOMINADO. FAZENDA PÚBLICA. AÇÃO DE REPARAÇÃO MATERIAL. DANOS A VEÍCULO CAUSADOS POR BURACO EM VIA PÚBLICA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO MUNICÍPIO. DANOS EVIDENTES. RECURSO DESPROVIDO. SENTENÇA MANTIDA. HONORÁRIOS. CABIMENTO. 20% DO VALOR DA CAUSA. ART. 55 DA LEI N.º 9.099/95

 

 

 

Leia mais

MPAM investiga falta de repasses da Seas para as instituições da Rede Acolher

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 27ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos da Criança...

MP do Amazonas inspeciona primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas

Para acompanhar o status do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas, o Ministério Público (MPAM), representado pelo promotor de Justiça Carlos Sérgio Edwards Freitas,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Homem com ansiedade e insônia ganha salvo-conduto para plantar maconha

A utilização de óleo de cannabis em tratamento médico não configura conduta ilícita e deve ser viabilizada sem que...

STF analisa nesta sexta decisão de Dino sobre emendas parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia hoje (28) julgamento sobre a homologação do plano de trabalho do Congresso para aumentar...

Idoso é condenado por estuprar adolescente contratada informalmente para realizar serviços domésticos

Um morador da região serrana foi condenado, em uma ação penal do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por...

MPAM investiga falta de repasses da Seas para as instituições da Rede Acolher

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 27ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e...