Três novos juízes substitutos de carreira são empossados no Tribunal de Justiça do Amazonas

Três novos juízes substitutos de carreira são empossados no Tribunal de Justiça do Amazonas

O Tribunal de Justiça do Amazonas empossou nesta segunda-feira (28/06) três novos juízes substitutos de carreira, que irão reforçar as atividades jurisdicionais no interior do Estado. Eunilton Alves Peixoto, do Ceará; Nilo da Rocha Marinho Neto, do Piauí; e Michael Matos de Araújo, do Rio de Janeiro, foram empossados em cerimônia conduzida pela presidente da Corte, em exercício, desembargadora Carla Reis, e prestigiada por vários membros do Pleno; autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos novos magistrados. Em atenção ao protocolos de segurança recomendados para a prevenção à covid-19, a solenidade foi realizada de forma virtual, com transmissão pelo canal do TJAM no YouTube.

A abertura oficial da sessão foi realizada pela presidente do TJAM, em exercício, desembargadora Carla Reis. Em seguida, ocorreu a leitura dos Termos de Posse dos novos magistrados e cada um deles prestou o compromisso legal (juramento), assinando, logo depois, o documento que formaliza o ingresso em suas funções. Após a declaração de empossados, teve início aquele que é um dos momentos mais emocionantes da solenidade, quando ocorre a aposição das vestes talares (as togas) dos novos juízes, que é feito com uma ajuda de um familiar de sua escolha.

O juiz Eunilton Alves Peixoto, que fez o discurso de posse em nome dos novos juízes, destacou o momento de alegria por passarem a integrar o Tribunal de Justiça do Amazonas, e fez questão, também, de prestar solidariedade às vítimas da covid-19. “Neste cargo de alta responsabilidade, teremos uma grande experiência de vida – pessoal e profissional – nas diversas regiões do Amazonas. No desempenho de nossas atribuições, com a atenção voltada ao atendimento do jurisdicionado, deveremos proporcionar distribuição de justiça, objetivando a pacificação social de conflitos”, comentou o novo juiz, acrescentando que, ao mesmo tempo em que vivenciam a alegria da posse, têm o sentimento de consternação pelos que foram afetados e faleceram em decorrência dessa doença. “Aos familiares e amigos destes, nossas condolências”.

Muito emocionado, o juiz Eunilton expressou a gratidão dele e dos outros dois colegas aos familiares e amigos que os apoiaram nessa trajetória até a chegada à magistratura amazonense, fazendo questão de citar os nomes de pais, esposos, esposas, filhos, filhas e pessoas que foram fundamentais para a celebração dessa vitória.

No discurso, o juiz citou nominalmente e agradeceu aos desembargadores que, na Presidência da Corte, viabilizaram a realização do concurso público e nomearam os aprovados: a desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, gestão durante a qual foi lançado o edital do certame; o desembargador Flávio Pascarelli, que deu continuidade ao concurso e efetuou as primeiras nomeações dos aprovados; e os desembargadores Yedo Simões de Oliveira e Domingos Jorge Chalub Pereira, que deram sequência às nomeações. Citaram, ainda, o desembargador Cláudio César Ramalheira Roessing, que presidiu a comissão do concurso e a desembargadora Nélia Caminha Jorge, corregedora-geral de Justiça, também pelo empenho para as nomeações.

O presidente da Amazon, juiz Márcio Albuquerque, também saudou os colegas empossados nesta segunda-feira. Parabenizou-os pela aprovação no rigoroso e disputado concurso para a magistratura e disse ter certeza “que corresponderão ao dever que hoje solenemente assumem com a sociedade amazonense, de lhe prestar uma jurisdição eficiente, imparcial, célere e sobretudo com soluções justas para os litígios que, por delegação do povo, expressa na Carta Constitucional, serão chamados a arbitrar”.

Luís Márcio citou que os três juízes ingressam em um Tribunal que tem o acervo processual em ambiente virtual, em sua integralidade, na capital e no interior do Estado, destacando que essa característica foi fator determinante para a continuidade da prestação jurisdicional durante a pandemia de covid-19, com eficiência e celeridade. Destacou, ainda, que o TJAM dispõe de um programa de Teletrabalho que é referência nacional e premiado, em 2019, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como Melhor Prática na área de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário Brasileiro e que, há alguns anos, vem atingindo todas as metas estabelecidas pelo CNJ.

“A função pública que os colegas ora assumem é de alta responsabilidade. O caminho nem sempre será ameno. Certamente enfrentarão obstáculos e dilemas que são próprios da Judicatura em qualquer circunstância. A conjuntura atual está impregnada de um grau maior de indeterminação e de fluidez decorrente da complexidade da sociedade em nosso tempo e das adversidades e pressões de toda ordem que se apresentam à magistratura nacional, o que exige um estado de alerta e de união não somente dos magistrados – mas de todas as pessoas de bem – na defesa dos predicados do Poder Judiciário que, ao final, nada mais é do que a defesa da democracia e do estado de direito”, afirmou Luís Márcio.

Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador José Ribamar Oliveira, também discursou durante a cerimônia e parabenizou os novos magistrados, entre eles o juiz Nilo Marinho Neto, que exerceu durante 11 anos o cargo de analista judiciário naquela Corte, tendo, entre outras funções, assessorado desembargadores da Corregedoria, da Presidência e da Vice-presidência do tribunal piauiense. “Embora jovem, o doutor Nilo traz a sua expertise na ciência do Direito, seu caráter probo e proativo e seu valoroso senso de justiça, humanidade e empatia. Além do profundo conhecimento acerca da legislação, um juiz não pode perder de vista que está decidindo a vida de pessoas. No exercício da magistratura é necessário, mais que examinar os documentos, entender os problemas das pessoas e, ao exercer a magistratura, não podemos nos distanciar dos fenômenos sociais. Desejo aos três novos magistrados um ‘Amazonas’ de sorte e sucesso”, declarou o desembargador José Ribamar.

A presidente do TJAM, em exercício, desembargadora Carla Reis, abriu o seu discurso na solenidade, lendo um trecho da obra “Por quem os sinos dobram”, em que o autor, Ernest Hemingway, cita o poeta inglês John Donne: “Nenhum homem é uma ilha isolada. Cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra. Se um torrão de terra é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse uma casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem me diminui; porque sou parte do gênero humano. E por isso nunca pergunte por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti”. Em seguida, a magistrada disse que o Poder Judiciário do Estado do Amazonas se solidariza com todas as famílias, amigos e conhecidos dos mais de 500 mil brasileiros que tiveram suas vidas e sonhos ceifados pela covid-19.

“Vossas Excelências passam, a partir de agora, a integrar o Poder Judiciário do Amazonas, um Estado com dimensões continentais, com características próprias e onde os rios são as estradas. Temos o acervo processual 100% digitalizado, na capital e no interior, o que permitiu que durante esses tempos sombrios, a prestação jurisdicional não fosse afetada. O Tribunal foi recentemente reconhecido como um dos melhores no Ranking da Transparência, com honrosos 91,79% de pontuação”, destacou a desembargadora.

Na mensagem aos novos magistrados, a presidente em exercício afirmou que é preciso esquecer o Judiciário estático e burocrático de séculos, e substituí-lo por um Judiciário ativista e preocupado com a transformação social, com fins não apenas jurídicos, mas também sociais. “Desejo que os colegas empossados sejam muito felizes na carreira da magistratura agora iniciada e que atendam aos anseios da sociedade, do cidadão, pois somos servidores públicos e esse é o nosso dever”, concluiu.

Autoridades

A solenidade de posse dos novos juízes do TJAM contou com a participação do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), Nicolau Libório dos Santos Filho; do juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque, presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon); Marcelo Lima, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM); do capitão de corveta Luiz Cláudio de Sá, representando o 9.º Distrito Naval; do defensor público Nairo Cordeiro, representando a Defensoria Pública do Amazonas (DPE/AM); Grace Anny Benayon, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM); desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI); Marco Aurélio Choy, procurador-geral do Município, que representou a Prefeitura de Manaus; juiz federal Márcio Cavalcante, representando do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1); deputado Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); ministro Raimundo Carneiro de Sousa Bandeira, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Reforço

Desde a homologação do resultado pelo Tribunal Pleno do TJAM, em 13 de junho de 2017, o concurso público para juízes substitutos de carreira já resultou na nomeação de 57 novos magistrados para atuação no 1.º Grau do Judiciário amazonense, seguindo a ordem de classificação no certame.

Os juízes empossados nesta segunda-feira, antes de serem designados para as comarcas no interior, participarão de um Curso de Formação Inicial (CFIN), com carga horária de 480 horas. A formação será ministrada pela Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A participação no curso é fase obrigatória do processo de investidura no cargo.

Veja fotos dos novos juizes substitutos no momento do juramento:

Confira a solenidade da posse dos novos juízes através do link:

Fotos: Chico Batata e Raphael Alves | TJAM

Fonte: ASCOM/TJAM

Leia mais

Justiça aumenta para R$ 50 mil indenização à vítima de acidente de carro com motorista alcoolizado

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão que condenou homem a indenizar, por danos morais, vítima...

Abuso na representação contra advogados é compensado com indenização às vítimas

Por entender que a representação apresentada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra um advogado extrapolou os limites fixados para o cabimento desse...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Defensoria cidadã promove atendimento de mais de 2 mil indígenas com registro civil

Ao longo de três dias, mais dois mil atendimentos foram realizados pelo mutirão “Mo’yha Aikawiano Hanuat Ko’i Pyt’awa Hap...

Defensoria obtém liminar para retirada de pessoas de áreas de risco em Manaus

Atendendo a uma solicitação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), a Justiça Estadual concedeu nesta terça-feira (16)...

Defensoria promove projeto de incentivo a leitura por presos em São Paulo de Olivença

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou, na última semana, o projeto “Remição da Pena pela Leitura...

Defensoria do Amazonas lança núcleo especializado na Defesa de Povos Indígenas

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lançou, nesta sexta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, o Núcleo Especializado...