​Conselheiro do TCE-AM apresenta inovações tecnológicas para Tribunais de Contas do país

​Conselheiro do TCE-AM apresenta inovações tecnológicas para Tribunais de Contas do país

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (22), o conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Júlio Pinheiro, apresentou as inovações nas atividades de correição do TCE-AM relativas aos meios digitais. A apresentação aconteceu durante a Reunião das Corregedorias, que ocorreu virtualmente e contou com a presença de dez corregedores dos demais Tribunais de Contas do país.

A reunião foi transmitida, ao vivo, pelo canal da Escola de Contas do TCE de Sergipe, e pode ser visualizada, na íntegra, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=AL-btzEIoAs.
Na apresentação das atividades de correição do TCE-AM em 2021, o conselheiro-corregedor Júlio Pinheiro mostrou as inovações tecnológicas encontradas pela corregedoria da Corte de Contas em um cenário diferente do habitual. O estudo e a apresentação das atividades realizadas colaboram com uma avaliação própria da eficiência dos procedimentos adotados, com foco nos prazos processuais, legislações e diretrizes, informações processuais, estoque e atividades gerais.

“Pelo resultado que vem acontecendo, que estamos tendo nessa correição, podemos ver melhora. A ideia da Corregedoria é a construção de uma melhoria em nossos trabalhos, de um modelo processual melhor, para que tenhamos, efetivamente, um Tribunal de Contas melhor”, destacou o conselheiro Júlio Pinheiro, frisando a melhoria alcançada nos resultados.

Correição digital

O levantamento de dados com os setores da Corte de Contas ligados à análise da Corregedoria era realizado presencialmente. Com o cenário pandêmico, a Corregedoria iniciou um trabalho de adaptação para a transformação da correição para o formato 100% digital.

Este processo de adaptação virtual inclui a estratégia do uso intensivo de videoconferências; levantamento de dados em formulários digitais; critérios de classificação para seleções automáticas de processos; utilização do Sistema de Processo Eletrônico (Spede), e painéis de informações onlines.

Com base nos estudos apresentados, a Correição do TCE-AM segue um fluxo de fases que contribuem para uma maior eficiência dos resultados finais. O fluxo é baseado no planejamento, com os planos, cronogramas e análises prévias; seguindo da execução, que prevê uma coleta de dados e reuniões de alinhamento; relatórios, com análise dos dados obtidos, finalizando com o monitoramento, onde são verificadas as implementações alcançadas e avaliada a eficiência destes objetos.

O auditor do TCE-AM, Alber Furtado, e a chefe de gabinete da Corregedoria do Tribunal de Contas do Amazonas, Ana Isabela Brito, também participaram do evento.

A Reunião de Corregedorias contou com a participação do presidente do TCE/SE, conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, e dos corregedores do TCE/SE, Carlos Pinna de Assis; do TCE/BA, Fernando Vita; do TCE/PE, Teresa Duere; do TCE/TO, Severiano Aguiar; do TCE/CE, Patrícia Saboia; do TCE/AL, Maria Cleide; do TCE/AC, Valmir Ribeiro; do TCE/BA, Inaldo Paixão, e do TCE/PI, Kennedy Barros.

Fonte: Asscom TCE-AM

Leia mais

TJAM mantém sentença em favor de empresa para reabertura de prazo de recurso na via administrativa

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas negaram provimento à apelação cível do Estado do Amazonas e mantiveram sentença que concedeu segurança...

Casal acusado de tentar matar advogado em Manaus diz que não agiu com propósito de atirar

O casal Raimundo Nonato Machado e Jussana Machado, acusados pelo Promotor de Justiça Luiz do Rego Lobão Filho de atentar contra a vida de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJAM mantém sentença em favor de empresa para reabertura de prazo de recurso na via administrativa

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas negaram provimento à apelação cível do Estado do Amazonas e...

Operação prende sete por suspeita de tráfico internacional de THC

Policiais civis do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo detiveram, nesta quarta-feira (24), sete pessoas suspeitas de...

Casal acusado de tentar matar advogado em Manaus diz que não agiu com propósito de atirar

O casal Raimundo Nonato Machado e Jussana Machado, acusados pelo Promotor de Justiça Luiz do Rego Lobão Filho de...

União responde por danos de obras somente em caso de omissão da empresa

A União e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) só devem responder por eventuais danos causados pelas obras...